terça-feira, 11 de novembro de 2008

Como reivindicar seus direitos?

Que tipo de pessoa você é? Ortodoxa ou rebelde?

Se a resposta for ortodoxa, você pode ir até o Centro Acadêmico (CA) do seu curso e tentar reivindicar com a direção. Caso a direção não atenda seu pedido, e ainda demore três semanas para a Estácio do Rio dar o parecer sobre o asssunto, aí o negócio é partir para a guerra. Entre com uma ação conjunta no Minitério Público, como fizeram os alunos de Direito. Maurício Rosa, o Diretor do CA de Direito, junto com Roberta Araújo e outros alunos do curso reuniram-se em uma assembléia, juntaram mais de 300 assinaturas em um abaixo assinado, entraram com uma ação no Ministério Público para retirar a taxa de serviços (R$2,35) e para a Estácio não aumentar em 10% o valor da mensalidade a cada semestre, sem justificar ou mostrar uma planilha de custos - essa última a instituição é obrigada a fornecer para seus clientes. “Devido à negativa da Faculdade em atender esses dois requisitos, tomamos uma medida drástica”, explica Roberta, “entramos com uma ação no Ministério Público porque a hora que ganharmos, a decisão atingirá a todos os estudantes, caso entrássemos com uma ação cível os beneficiados seriam somente quem entrou com a ação”.

Caso a sua resposta for rebelde, você pode fazer uma greve. Recusar-se a assistir as aulas do seu curso, ficar quatro dias indo para a faculdade e estabelecer uma assembléia no auditório até que a direção tome alguma atitude. E tomou. Os alunos do curso de Administração conseguiram reduzir o preço da Atividade Orientada (ATCO, é, é ela aqui de novo) pela metade (o preço justo a ser cobrado). As reclamações desses estudantes eram as corriqueiras: cobrança indevida de créditos e palestras inúteis.

Os futuros administradores reclamaram, reivindicaram e conseguiram; os futuros juízes, advogados e promotores fizeram com que a direção não inflacionasse a mensalidade do semestre seguinte. Tiro o chapéu para vocês. Enquanto isso os alunos de Jornalismo...

Vicente Figueiredo

5 comentários:

Anônimo disse...

Tosco

Anônimo disse...

concordo /\

Anônimo disse...

tnc

Anônimo disse...

sacana é isso né essa porcaria tnc isso não é sacana é sacanagem esse cu

Anônimo disse...

vamos virar esse mundo
siga @VamosPraCima