terça-feira, 11 de novembro de 2008

Resquícios da ditadura

Computadores vigiados. Janelas dos laboratórios com películas. Quadradinhos de vidro nas portas das salas de aula. Agentes duplos. Política ‘pão e circo’ implementada pelos professores para mascarar uma falta de estrutura. Cuidado, estamos sendo vigiados!

Nossos mestres se desdobram e inventam de tudo. Sem a possibilidade de poder falar mal da faculdade (acredito que por medo de demissão), eles disfarçam a falta de computadores para o número de alunos, “façam esse trabalho em dupla”, ou mandam os alunos para outro laboratório, esses perdem parte da aula e do conteúdo. No laboratório de rádio, duas ilhas de edição e só um técnico, ‘trocentos’ estudantes. Formam-se grupos enormes nos trabalhos de classe e “meia hora para cada grupo na ilha de edição”, graças a Deus temos o Diego Oliveira (estuda Jornalismo na minha sala) que também sabe mexer no programa de edição de sonoras e auxilia o pessoal. Mesmo assim, a maioria dos alunos fica ao léu, em grande parte das quatro aulas que têm pela manhã, apenas pequena parte é aproveitada, devido à demanda de alunos para a falta de oferta de aparelhos e técnicos nas disciplinas técnicas. E o pior de tudo, os professores nem podem nos dar explicações, necessitam fingir que a aula corre normalmente e que era para ser assim. Será a falta de liberdade de expressão? Até mesmo no meu curso (Jornalismo)? Até em um curso de comunicação?

Vicente Figueiredo

2 comentários:

MMMarcelo disse...

Aê colegas do $áCANA! Eh-eh-eh
Vocês foram citados no blog MAMÃO DE CORDA, na postagem da terça-feira, dia 11 de novembro.
A índia Flora já deu o toque dela.
Confiram e queiram comentar!

Fábio disse...

Ola.. texto muito legal.. eu também tenho um blog, qdo der e c der faz uma visitinha. O endereço é www.ecosdotelecoteco.blogspot.com Sucesso com o trabalho ai .. T mais.