terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nota não é nada, avaliar é tudo

Caros amigos! E como somos caros. Pergunto a vocês: quantas vezes ouvimos em sala de aula que a nota é o que menos importa, em meio a esse longo e penoso processo de “aprendizagem”
chamado faculdade? Particularmente, acho esse papo uma grande demagogia, tal qual aquele do “dinheiro não é tudo”. Não consiga duas notas 7 lá no aluno online, SIA, ou seja lá o que for, e tente convencer a quem compete de que você entendeu o conteúdo e está pronto para ser um excelente profissional!
Mas tudo bem. Partamos do princípio que realmente nota não seja tudo; que seja apenas o cumprimento de uma exigência do “MEC”, como tantas outras. Aliás, cabe aqui uma observação: ou a Estácio segue direitinho a cartilha do Ministério da Educação e Cultura, ou roga em vão, como ninguém, o nome dele.

Retomando... Tendo em vista que a nota, uma avaliação quantitativa, não seja o mais importante, sugiro que abramos mão do “nosso direito” de participarmos da Avaliação Institucional. Não pensem que ao não nos “posicionarmos nesse exemplo de democracia”, estaremos sendo omissos e acomodados. Para quem pensa assim, acredite: marcar tudo “RUIM”, não é nenhuma forma de se colocar.
Para a quase-universidade Estácio de Sá, pouco importa o que escrevemos ou as bolinhas que marcamos naqueles formulários, tanto que retiraram o espaço para os comentários. O que eles querem, e precisam, é atingir uma porcentagem X de participação, aí sim por exigência do MEC, para mostrar ao Ministério que estão fazendo a parte deles de abrir para nós consumidores um
espaço para reclamações. Ou seja, a Avaliação Institucional é só um número, como uma nota. Não é o mais importante. Essa opção pode parecer injusta para aqueles que querem elogiar alguma coisa na Faculdade, mas insisto na proposta de não respondermos a Avaliação. Em outras oportunidades respondemos, e pouca coisa mudou. Nesse caso, nos calarmos seria uma forma de
sermos ouvidos.

Quem não lembra de sermos aglutinados em laboratórios de informática no último dia de avaliação (último por já ter sido adiado pelo menos duas vezes) para respondermos o questionário, congestionando toda a rede da Faculdade e comprometendo as aulas?

Sendo assim, tenho dito.

Guilherme Lira

3 comentários:

Diego Wendhausen Passos disse...

Acho que o cidadão(se posso chamar o cara de pau assim) que deveria ser desenhado sentado no vaso poderia ser o Felipe $ena do Fiananceiro, que falou um monte de besteira, nos ofendeu e perdeu a grande chance de ficar quieto.
Viva o $Ácana

MMMarcelo disse...

Bela sacada, Lira!

Acho que o BOICOTE proposto por você pode e deve ser mais divulgado. Remeterei o link da postagem aos meus colegas da 6ª. fase noturno.

Artur de Bem disse...

Boa Gui!!!

To assinando embaixo!